Artigo Revisado por pares

Novas tecnologias e turismo: um estudo do site Vai Brasil

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Inglês

ISSN

1677-6976

Autores

Felipe de Paula Souza, Edwaldo Sérgio dos Anjos, Karen Vieira Ramos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente artigo busca apresentar reflexoes a partir da relacao entre turismo e novas tecnologias. Busca-se evidenciar neste trabalho como a atividade turistica incorpora tais tecnologias, na medida em que o turismo passa por rearranjos estruturais em sua forma de organizacao. Para isso, opta-se por discutir como tais vinculos se articulam mediante um estudo de caso. Estudar-se-a aqui o site Vai Brasil, projeto criado pelo MTur – Ministerio do Turismo, em parceria com a Associacao Brasileira das Operadoras de Turismo - BRAZTOA e a Associacao Brasileira das Agencias de Viagem – ABAV com o intuito de fomentar a comercializacao de pacotes turisticos em periodos de baixa ocupacao nos diversos destinos do Brasil. A escolha desse site se deu por se tratar de uma tematica extremamente atual e de relevância para o turismo, na medida em que ilustra o uso de novas tecnologias pelo setor, alem de se constituir uma representacao de uma das tantas tendencias contemporâneas para o setor turistico. Palavras-chave: Tecnologias; Turismo; Internet Abstract: The present article searchs to present reflections from the relation between tourism and new technologies. One searchs to evidence in this work as the tourist activity incorporates such technologies, in the measure where the tourism passes for structural rearrangements in its form of organization. For this, it is opted to arguing as such bonds if they articulate by means of a case study. One will study here the site Vai Brazil, project created by the MTur - Ministry of the Tourism, in partnership with the Brazilian Association of the Operators of Tourism - BRAZTOA and the Brazilian Association of the Travel agencies - ABAV with intention to foment the commercialization of tourist packages in periods of low occupation in the diverse destinations of Brazil. The choice of this site if gave for if dealing with to thematic an extremely current one and relevance for the tourism, in the measure where it illustrates the use of new technologies for the sector, beyond if constituting a representation of one of as many trends contemporaries for the tourist sector. Key-words: Technologies; Tourism; Internet

Referência(s)