
Fostering creativity in teaching diploma programs
2007; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 17; Issue: 38 Linguagem: Português
ISSN
1982-4327
AutoresRejane Arruda Ribeiro, Denise de Souza Fleith,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste estudo examinou a percepcao de 82 professores universitarios, de cursos de licenciatura, de instituicoes do Distrito Federal, acerca da extensao em que suas praticas docentes favorecem o desenvolvimento da criatividade de seus estudantes, bem como possiveis barreiras a sua criatividade pessoal. O estudo verificou ainda a percepcao de 1396 estudantes acerca destas praticas docentes. Foram utilizados o Inventario de Praticas Docentes e o Inventario para Identificacao de Barreiras a Criatividade Pessoal. Os resultados indicaram que a percepcao de professores acerca das praticas docentes foi mais favoravel comparada a dos estudantes. Alem disso, a percepcao de estudantes de semestres avancados foi mais favoravel do que a de estudantes de semestres iniciais em relacao aos fatores medidos pelo Inventario de Praticas Docentes. Estudantes de instituicoes particulares avaliaram mais positivamente fatores deste inventario do que estudantes de instituicao publica. Falta de Tempo/Oportunidade foi apontada pelos professores como a principal barreira a criatividade pessoal.
Referência(s)