
O telejornalismo como lugar de referência e a função pedagógica
2009; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 16; Issue: 40 Linguagem: Português
10.15448/1980-3729.2009.40.6321
ISSN1980-3729
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO objetivo deste artigo é propor algumas reflexões sobre o que denominamos de função pedagógica do telejornalismo. Entendemos que o noticiário televisivo através de operações/construções didáticas pode contribuir para que homens e mulheres possam compreender o mundo da vida, o cotidiano tenso e permeado por conflitos ao qual eles têm cada vez menos acesso. Para tanto partimos do pressuposto que o noticiário da televisão é um lugar de referência. Ou seja, ele nos mostra que o mundo existe, está presente na “telinha”. O que os jornalistas fazem diariamente é “organizar o mundo” procurando torná-lo mais compreensível para homens e mulheres.
Referência(s)