Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A Escola Dominical Presbiteriana:disseminação de saberes e práticas educativas

2013; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 20; Issue: 35 Linguagem: Português

10.21879/faeeba2358-0194.v20.n35.425

ISSN

2358-0194

Autores

Ester Fraga Vilas–Bôas Carvalho do Nascimento, Nicole Bertinatti,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Este texto propõe apresentar o modelo pedagógico das Escolas Dominicais Presbiterianas no Brasil, caracterizando-as como um espaço de educação extra escolar presente nas igrejas protestantes. Tem o objetivo de analisar de que maneira as Escolas Dominicais Presbiterianas eram organizadas, verificando a metodologia utilizada. O recorte teóricometodológico está pautado em Roger Chartier (1999), Dominique Julia (2001), JorgeNascimento (2008) e Carlo Ginzburg (2007), os quais oferecem categorias de análise como representações, cultura escolar, educação extraescolar e método indiciário. Esse trabalho insere-se na perspectiva da Nova História Cultural, a qual permite aos pesquisadores de História da Educação ultrapassar barreiras do seu objeto de estudo, explorando outras áreasdo conhecimento. As fontes utilizadas para o embasamento deste texto foram Importância da Pedagogia Religiosa na Consolidação da Igreja Presbiteriana do Brasil (KERR, 1925)e a Primeira Convenção Regional das Escolas Dominicais no Rio de Janeiro (REIS,1909). Os resultados apresentam a Escola Dominical como um espaço de realização de práticas pedagógicas no qual o principal objetivo era ensinar a doutrina protestante por meio da Bíblia. As Escolas Dominicais tornaram-se um ambiente relevante de contato dos novos convertidos com a nova cultura religiosa, aprendendo a interpretar a Bíblia.

Referência(s)