
Uma estratégia de ensino inspirada na Dialética Socrática e na Erística
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 14; Issue: 18 Linguagem: Português
10.24934/eef.v14i18.235
ISSN2317-0093
AutoresElivane Amaral de Souza Assis, Fábio Wellington Orlando da Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEsta pesquisa investiga uma proposta de ensino inspirada nos diálogos socráticos (Dialética) e nos estratagemas de Schopenhauer (Erística), com o objetivo de educar os estudantes para o debate de conceitos científicos e o reconhecimento de argumentos falaciosos encontrados em textos pseudocientíficos na mídia não especializada e no contexto da vida cotidiana. A metodologia de pesquisa usada foi o estudo de caso, por meio de um minicurso ministrado a estudantes de engenharia, com carga horária total de oito horas-aula, divididas em quatro módulos de duas horas-aula cada. Ao fim dessa atividade, os estudantes foram capazes de reconhecer as falhas de argumentação contidas nos textos apresentados, inclusive de áreas distintas das que foram exploradas ao longo das atividades, manifestando também o desejo de prosseguir no aprofundamento desse tipo de estudo.
Referência(s)