Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma estratégia de ensino inspirada na Dialética Socrática e na Erística

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 14; Issue: 18 Linguagem: Português

10.24934/eef.v14i18.235

ISSN

2317-0093

Autores

Elivane Amaral de Souza Assis, Fábio Wellington Orlando da Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Esta pesquisa investiga uma proposta de ensino inspirada nos diálogos socráticos (Dialética) e nos estratagemas de Schopenhauer (Erística), com o objetivo de educar os estudantes para o debate de conceitos científicos e o reconhecimento de argumentos falaciosos encontrados em textos pseudocientíficos na mídia não especializada e no contexto da vida cotidiana. A metodologia de pesquisa usada foi o estudo de caso, por meio de um minicurso ministrado a estudantes de engenharia, com carga horária total de oito horas-aula, divididas em quatro módulos de duas horas-aula cada. Ao fim dessa atividade, os estudantes foram capazes de reconhecer as falhas de argumentação contidas nos textos apresentados, inclusive de áreas distintas das que foram exploradas ao longo das atividades, manifestando também o desejo de prosseguir no aprofundamento desse tipo de estudo.

Referência(s)