COMPETIÇÃO NO SETOR DE SUPERMERCADOS – UMA ANÁLISE À LUZ DA ECONOMIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO (ECT)
2010; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22277/rgo.v3i2.698
ISSN1983-6635
AutoresAndré Luís da Silva Leite, Cleunice Zanella, Fernando A. Ribeiro Serra, Ricardo Antônio De Marco, Ricardo Tomaselli,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoA partir do questionamento do porque de supermercados independentes supostamente concorrentes organizam-se em rede, este estudo teve a pretensao de analisar a competitividade do setor de supermercados sob a otica da Economia dos Custos de Transacao (ECT). Para cumprir com esse objetivo, foi necessario verificar a forma de governanca predominante na rede; entender a concepcao de uma rede; conhecer os nexus – vinculos das transacoes e tipos de contratos; e identificar os tipos de custos de transacao envolvidos. O metodo adotado foi o estudo de caso com abordagem qualitativa realizado na Rede de Supermercados Alianca, localizada no oeste de Santa Catarina. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas entre maio e junho de 2010 com o comite gestor da rede e pelo levantamento efetuado em documentos disponiveis. Os dados foram analisados de forma descritiva por meio da analise de conteudo. Os resultados indicam que os supermercados independentes, quando organizados em “aliancas” ou “redes”, caracterizam um arranjo institucional com forma hibrida de governanca; de nexus – vinculos transacionais de frequencia e incerteza por contratos neoclassicos e relacionais. Por fim, percebeu-se que a teoria da ECT tem elevada capacidade explicativa da competicao no setor supermercadista, principalmente a partir da identificacao dos custos de transacao envolvidos.
Referência(s)