
Professor: Profissão de Risco. Uma análise do Impacto da Gestão de IES Privadas sobre o Trabalho Docente
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21446/scg_ufrj.v9i2.13326
ISSN1982-7342
AutoresPaula Cristina Afonso dos Santos Ferreira, Rejane Prevot Nascimento, Maria Nair Rodrigues Salvá,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste trabalho tem como objetivo analisar o impacto da gestão das Instituições de Ensino Superior Privadas (IES) sobre as condições em que o trabalho docente é exercido nestas instituições. O estudo foi realizado junto a docentes de uma universidade e dois centros universitários situados o Rio de Janeiro. O referencial teórico abrange o estudo sobre a flexibilidade das relações trabalho em geral e, em particular, a flexibilidade conferida ao o trabalho docente à luz dos modelos de gestão das IES privadas. A metodologia escolhida para este estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa. Foi realizada uma pesquisa de campo, com o uso de roteiros de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos investigados nesta pesquisa são docentes e coordenadores de curso nas três instituições analisadas. É possível perceber, a partir deste estudo, que há uma relação direta do recente processo de mercantilização do ensino superior com a precarização das condições de trabalho do docente, pois aparentemente, neste mercado, o principal objetivo das organizações é a maximização do lucro, independente das consequências geradas sobre os outros atores envolvidos (alunos e professores). Portanto, se para maximizar os lucros, mesmo que o serviço a ser oferecido seja com menor qualidade, são reduzidos os gastos com qualificação e remuneração docente, entre outros.
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