Transporte aéreo regional: entre economias de densidade e custos de transação
2011; SciELO; Volume: 5; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/jv5n4p10
ISSN2238-1031
AutoresHumberto Filipe de Andrade Januário Bettini, Alessandro V. M. Oliveira,
Tópico(s)Aviation Industry Analysis and Trends
ResumoResumo O anuncio da compra da empresa aerea regional Pantanal pela TAM em dezembro de 2009 tomou de surpresa parcela do mercado. Em situacao financeira fragil havia alguns anos, a Pantanal Linhas Aereas parecia destinada a sucumbir a qualquer instante: dificuldades crescentes em manter o certificado de homologacao (CHETA) junto a ANAC, casos de entradas eminentes ou efetivas de aereas em mercados cativos da empresa, tais como a Passaredo (Bauru, Marilia e Presidente Prudente), a TRIP (Juiz de Fora) e a GOL (Maringa e Presidente Prudente) e a perda de 31% dos slots no Aeroporto de Congonhas por motivo de ineficiencia operacional, medida anunciada apos a primeira rodada de redistribuicao de slots em Congonhas realizada pela ANAC no segundo semestre de 2009 foram, em conjunto, tres fatores que faziam crer que a sobrevida da Pantanal parecia realmente duvidosa; inesperado, porem, foi o desfecho a que se assistiu, pois envolveu o regresso da TAM Linhas Aereas a um segmento de mercado do qual ela se afastou reiteradas vezes ao longo de seus ultimos 20 anos de existencia. Este artigo de dedica a explorar este fato, a partir da utilizacao dos conceitos de economias de densidade e custos de transacao, e a buscar algumas interpretacoes para o final a que se assistiu. Abstract TAM Airlines bought Pantanal Regional Airlines in December 2009 and surprised a number of academics and industrial analysts. Although Pantanal Airlines was under financial, competitive and regulatory pressure for a number of reasons in last years (increasing difficulties for keeping its air operator’s certificate due to maintenance issues; entry episodes of rival airlines in once exclusive airports such as Bauru, Marilia and Juiz de Fora; loss of 31% of its slots at Sao Paulo Congonhas airport due to schedule inefficiency) the end of its history was highly surprising, as it envolved the return of TAM Airlines to a market segment from which it progressively stepped away for two decades. This paper explores and tries an interpretation on such story by using the concepts of economies of density and transaction costs.
Referência(s)