Artigo Revisado por pares

Análise da literatura em turismo sobre canais de distribuição

2006; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17648/raoit.v2n2.3624

ISSN

1980-6965

Autores

Guilherme Lohmann,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

Este artigo apresenta uma revisao bibliografica sobre canais de distribuicao em turismo. Foram analisados 43 artigos cientificos em ingles e portugues, classificando-os por diversas variaveis, tais como: autores, topicos, mercados, fornecedores, distribuidores (tipo e formas de tecnologia empregadas) e destinos turisticos estudados. O que se pode concluir e que a maioria dos pesquisadores tem privilegiado a pesquisa sobre como as novas formas de tecnologia, como a Internet, tem impactado nos distribuidores mais tradicionais (e.g. agentes de viagens) ou focado em determinados distribuidores e fornecedores, notadamente hoteis. Por outro lado, nos ultimos anos, alguns poucos pesquisadores tem sugerido uma visao mais integrada de como estudar os canais de distribuicao em turismo, em que se analisa um mix de distribuidores e fornecedores a fim de entender como eles se relacionam em determinados destinos turisticos.

Referência(s)