A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

1998; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 20 Linguagem: Português

10.5902/231654648145

ISSN

2316-5464

Autores

Hugo Norberto Krug,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A possibilidade de vir a refletir sobre a sua pratica pedagogica foi oportunizada a tres professores de Educacao Fisica da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS), que atuavam de 5 a a 8 a serie do I o grau. Esta pesquisa, de caracteristica participativa, desencadeou, durante o seu processo (tres meses), inter- relacoes do pesquisador com os professores/sujeitos, diferenciadas pela maneira de agir, pensar e ser de cada professor/sujeito, na relacao direta estabelecida com o pesquisador. Aulas foram filmadas, aulas foram observadas, aulas foram discutidas, conversas foram realizadas, posicionamentos foram assumidos, registros foram feitos. Nessa trajetoria de acontecimentos, os professores 1 e 2 vivenciaram um processo de reflexao sobre suas praticas pedagogicas, passando a perceber suas acoes, questionando-as, chegando, em certos momentos, a evidenciar mudancas de comportamento. O professor 3 procurou sempre descrever e/ou justificar suas acoes, nao refletindo sobre elas, revelando um estado pessoal de desmotivacao, acomodacao, alienacao e frustracao, com repercursoes na sua identidade e conceito. Acredita-se que a melhoria da qualidade do ensino da Educacao Fisica, marcada por muitos professores, numa posicao de comodismo, de individualismo, de ressentimento pela falta de solucoes aos seus problemas praticos imediatos, tem que ser feita atraves do processo de discussao e reflexao de suas praticas pedagogicas. Essa critica da qualidade do ensino, que sempre recai sobre o professor que esta la no patio e/ou ginasio, precisa ser revista e ampliada, para que os professores dos cursos de formacao, tambem venham a refletir sobre a sua pratica, assumindo suas responsabilidades como formadores de profissionais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX