Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172012140113

ISSN

1983-2117

Autores

Jéssica Ulisses Barbosa, Murilo Cruz Leal, Samuel Quinaud Rossi, Tamara Nayara Dias, Karla Aparecida Ferreira, Cristiane Pereira de Oliveira,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O artigo tem como objetivos apresentar uma proposta de abordagem de temas de Bioquímica no Ensino Médio por meio de analogias, bem como avaliar a pertinência dessa proposta a partir de comentários escritos dos estudantes. O projeto "ExpoBiochimica: Compreendendo Fenômenos Bioquímicos por Meio de Analo gias" foi desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A apre sentação dos temas bioquímicos associados a sistemas analógicos cotidianos deu-se por meio de painéis. O material produzido, envolvendo oito temas, foi exposto em escolas públicas por alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas e Química da UFSJ. Os comentários elaborados pelos alunos do Ensino Médio são discutidos no artigo, caracterizando uma avaliação positiva do uso de analogias para o ensino- aprendizagem de conteúdos bioquímicos.

Referência(s)