Jogos corporais: aprendizagem de anatomia

2008; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-1123

Autores

Rosimeire Alves da Silva, Maricélio Medeiros Guimarães, Aliny Antunes Barbosa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O corpo humano e de todos os animais para relacionar-se com o meio precisa movimentar-se, processo que envolve todos os sistemas orgânicos, como: contracao muscular, respiracao, circulacao, controle nervoso sensitivo e motor. Analisamos as diferentes capacidade criativas dos academicos em Licenciatura em ciencias Biologicas para elaborar material didatico, relacionado com aspectos ludicos-corporais durante a aprendizagem dos conteudos de anatomia, e suas repercussoes futuras como professor ao utilizar os recursos ludicos (jogos) para aprender conteudos de anatomia. A metodologia utilizada foi baseada no ensino sobre o corpo humano como uma referencia de aprendizagem, o corpo do aluno, procurando-se despertar no grupo o interesse pelo desenvolvimento do seu potencial criativo para a pesquisa. O estudo seguiu pela elaboracao de varios jogos, que desenvolviam a capacidade exploratoria de si mesmos, bem como o desenvolvimento de situacoes corporais para re-inventar novos jogos. Os resultados foram: anatomia em acao, corpo a corpo, palavra cruzada dinâmica. Experiencias corporais nos levam a memorizar, fi xar e transmitir os conteudos de anatomia humana de forma variada, dinâmica e aplicada a educacao corporal, para uma vida saudavel e natural

Referência(s)