Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tecnologias educativas no contexto escolar: estratégia de educação em saúde em escola pública de Fortaleza-CE

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/ree.v11.46914

ISSN

1518-1944

Autores

Fabiane do Amaral Gubert, Ana Carolina Lobo dos Santos, Katiana Araújo Aragão, Dayse Christina Rodrigues Pereira, Neiva Francenely Cunha Vieira, Patrícia Neyva da Costa Pinheiro,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O objetivo deste estudo é abordar o uso de tecnologias educativas como estratégia de educação em saúde junto a adolescentes no contexto escolar. A coleta de dados ocorreu entre abril e maio de 2007 em uma escola pública municipal na cidade de Fortaleza-CE, por meio de um ciclo de quatro oficinas educativas realizadas com 30 adolescentes. As oficinas tiveram o intuito promover a reflexão/ação junto aos participantes sobre as temáticas: sexualidade, gênero, DST/AIDS e métodos contraceptivos. Estudo do tipo pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, apoiado no Modelo Pedagógico de Paulo Freire. Os resultados evidenciaram lacunas no conhecimento quanto às formas de infecção pelas DST e uso adequado de métodos contraceptivos. Outro dado refere-se às questões de gênero que parecem influenciar na qualidade de vida dos jovens do estudo. O uso de tecnologias educativas pôde despertar entre os adolescentes, um repensar sobre a vivência da saúde sexual e reprodutiva a partir das vulnerabilidades percebidas. Recomendamos a partir dos achados, que as atividades de prevenção às DST/AIDS no âmbito da escola, rompam com a visão heterossexista, normativa e biologicista. Nesse contexto, a Enfermeira deve produzir/readequar novas tecnologias educativas que favoreçam o processo educação em saúde, valorizando as habilidades e aspirações dos adolescentes.

Referência(s)