
LEITURA BAKHTINIANA DE UM TEXTO PUBLICITÁRIO
2014; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2177-9856
AutoresJuscelino Pernambco, Rosana Letícia Pugina,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho objetiva analisar o corpus escolhido a luz do conceito bakhtiniano de dialogismo. Para Bakhtin, a unidade textual acontece pelo amplo e complexo quadro de relacoes de valores humanos que presidem a atividade de produzi-lo. Para ele, o discurso e sempre resultado de entrecruzamentos com outros textos, dai o aspecto coletivo do “eu”, marcado por outras vozes que se mesclam no discurso. A fundamentacao teorica serao as descobertas e reflexoes de Bakhtin (1998; 2006; 2010) a cerca do carater dialogico da linguagem. A metodologia consistira na busca de desvendar o dialogo que a campanha publicitaria mantem com alguns filmes conhecidos. Espera-se alcancar, como resultado, a confirmacao de que a propaganda, tal como qualquer materialidade discursiva, e sempre memoria e eco de outros textos, pelo seu carater intertextual e interdiscursivo. Assim, quando o emissor cria a propaganda a partir de vozes ja conhecidas, desperta expectativa no receptor, com o qual travara um dialogo que, consequentemente, gerara uma replica. No caso, o interesse do receptor pelo produto anunciado.
Referência(s)