
PROJOVEM: um olhar reflexivo sobre a gestão e a organização do Programa desenvolvido na cidade de São Luís
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Espanhol
ISSN
2178-2229
AutoresSuzana Andréia Santos Coutinho, Maria Alice Melo,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoResumo: Este estudo apresenta reflexoes acerca dos resultados preliminares da pesquisa Organizacao e Gestao do Projovem e sua repercussao na vida social dos jovens - Elevacao da Escolaridade e Qualificacao Profissional, o qual e parte de uma ampla pesquisa, intitulada - Escola, Trabalho e Cidadania: um estudo longitudinal com jovens egressos de um programa educacional, desenvolvida pelo Programa de Pos-Graduacao em Educacao da Universidade Federal do Maranhao, juntamente com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal da Bahia. Aborda questoes referentes a gestao do Programa Nacional de Inclusao de Jovens: Educacao, Qualificacao Profissional e Acao Comunitaria (PROJOVEM). Segundo os documentos oficiais, a concepcao de gestao adotada pelo programa e descentralizada, participativa. Busca apreender como ocorre o processo de organizacao e articulacao entre a gestao nacional e a local, especificamente na cidade de Sao Luis. Discute a gestao da educacao, situando-a nas politicas educacionais e sua relacao com contextos mais amplos, tomando-se como referencia teorica os principios de uma gestao democratica, comprometida com os interesses coletivos. Os sujeitos da pesquisa sao gestores que atuam em duas unidades de educacao basica da rede municipal, Alberto Pinheiro e Viana e a Coordenadora Administrativa do Programa. Palavras-chave: Gestao. Projovem. Politica educacional. Egressos. Concepcao Descentralizada. PROJOVEM: a reflexive view on the management and the organization of the Program developed in the city of Sao Luis Abstract: This study presents reflections about the preliminary results of the research Organization and Management of Projovem and its repercussion in the social life of young people- Elevation of Education and Vocational Training , which is part of an ample research, entitled - School, Work and Citizenship: A longitudinal study with young people egresses of a educational program, developed by the Program of Post-Graduation in Education of the Federal University of Maranhao, together with the Federal University of Minas Gerais and the Federal University of Bahia. It addresses issues related to management of the National Youth Inclusion: Education, Vocational Training and Community Action (PROJOVEM). According to official documents, the design of management adopted by the program is decentralized, participatory. Attempts to grasp as the process of organization and coordination between national and local management, specifically in the city of Sao Luis. Discusses the management of education, placing it in educational policies and their relation to broader contexts, using as theoretical reference the principles of a democratic administration, committed to collective interests. The research subjects are managers who work in two shools of municipal basic education Alberto Pinheiro and Viana and the Administrative Coordinator of the Program. Keywords: Management. Projovem. Educational polices. Egresses. Decentralized. Conception. PROJOVEM: una evaluacion reflexiva sobre el gerenciamiento y la del programa desarrollado en la ciudad de Sao Luis Resumen: Este estudio presenta reflexiones referentes a los resultados preliminares de la investigacion organizacion y gerenciamiento del Projovem y de su repercusion en la vida social de los jovenes - mejora en la escolaridad en la calificacion profesional, que es parte de una investigacion, titulada- Escuela, Trabajo y Ciudadania: Un estudio longitudinal con jovenes egresados de un programa educativo, desarrollado por el Programa de Pos-Graduacion en la Educacion de la Universidad Federal de Maranhao, junto con la Universidad Federal de Minas Gerais y la Universidad Federal de Bahia. Aborda asuntos referentes al gerenciamiento del - Programa Nacional de la Inclusion de Jovenes: Educacion, Calificacion Profesional y Accion Comunitaria (PROJOVEM), donde segun documentos oficiales el concepto de gerenciamiento adoptado para el programa es descentralizado y participativo. La busqueda pretende saber como ocurre el proceso de la y articulacion entre la gerencia nacional y la local, especificamente en la ciudad de Sao Luis. Se discute el gerenciamiento de la Educacion, posicionandola en las Politicas educacionales, evaluando su relacion con contextos mas amplios tomandose como referencia teorica los principios de un gerenciamiento democratico, comprometidos con los intereses colectivos. Los sujetos de la investigacion son los encargados del gerenciamiento y que actuan en dos unidades de educacion basica de la red municipal, Alberto Pinheiro y Viana y la Coordenadora Administrativa del programa. Palabras clave: Gerenciamiento. Projovem. Politica Educacional. Egresos. Concepto Descentralizado.
Referência(s)