Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Contribuição dos Sistemas Integrados de Gestão para as Práticas de Ensino e Aprendizagem

2012; Volume: 1; Issue: 9 Linguagem: Português

10.22287/ag.v1i9.24

ISSN

2316-3852

Autores

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Hélio Roberto Hékis, Jamerson Viegas Queiroz, Lucas Ambrósio B. de Oliveira, Natália Veloso Caldas de Vasconcelos,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância que um sistema de gestão tem para uma IES, e como este sistema, pode colaborar com as práticas de ensino e aprendizagem, e isto será feito através de um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como justificativa para o estudo temos a universidade como um ambiente nos quais muitas pessoas tem pouco tempo para desenvolver as atividades, o uso de ferramentas evoluídas tecnologicamente, neste caso o sistema de gestão, facilitaria bastante o cotidiano das pessoas. A problemática de pesquisa gira em torno do seguinte questionamento: como um sistema de informação pode contribuir para as práticas de ensino. A metodologia empregada consistiu em duas etapas, revisão bibliográfica e estudo de caso. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte sendo que o objeto de estudo foi o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, o (SIGAA). Os resultados encontrados evidenciaram a importância de um sistema de gestão para a prática do ensino e aprendizagem, e isso foi feito através da descrição do sistema de informação, mostrando a utilidade de seus módulos. A conclusão que pode ser feita é que o sistema de informação integrado a gestão universitária, envolve processos mutuamente dependentes de credibilidade, agilidade e recuperação rápida das informações, colaborando também para o relacionamento professor-aluno, tornado os processos mais eficientes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX