Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Em busca de uma proposta metodológica para o desenvolvimento de software educativo colaborativo

2006; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.13998

ISSN

1679-1916

Autores

Patrícia B. Scherer Bassani, Liliana María Passerino, Paulo Roberto Pasqualotti, Marcelo Iserhardt Ritzel,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Apesar da existência de metodologias para especificação de sistemas computacionaisconsolidadas na área de Computação e Informática, o caráter diferenciado do softwareeducativo vem impulsionado a investigação nesta área, em busca de uma proposta quecontemple, além dos aspectos computacionais, também os aspectos educacionais, deinterface e colaboração. O presente artigo apresenta uma proposta metodológica para odesenvolvimento de software educativo colaborativo. Este estudo considera a análisedas especificidades dos softwares educativos em relação aos de aplicação comercial eindustrial, bem como as diferentes metodologias de desenvolvimento propostas pelaárea de engenharia de software. Esta metodologia está sendo validada na construção doambiente PALCO (Portal Acessível para Linguagem Colaborativa), atualmente emdesenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa de Tecnologias de Informação do CentroUniversitário Feevale.

Referência(s)
Altmetric
PlumX