
Debates públicos na mídia: enquadramentos e troca pública de razões
2009; Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2178-4884
Autores Tópico(s)Social Media and Politics
ResumoEste artigo tem por objetivo investigar como se da a constituicao de debates publicos e a troca de razoes na midia . Argumenta-se que os estudos sobre concorrencia de enquadramentos apresentam um ponto cego, ao examinarem apenas o volume de informacao disponivel, a existencia ou nao de enquadramentos alternativos, e a permanencia destes no ambiente dos meios de comunicacao de massa, de maneira estatica. Defende-se que, em situacoes de debate pluralista, nao so diversos enquadramentos tornam-se publicamente disponiveis, mas, tambem, pontos de vista e argumentos conflitantes, presentes no interior desses enquadramentos, se transformam, devido a troca publica de razoes. A fim de explorar a dinâmica de reflexividade de argumentos e uma eventual complexificacao da justificacao, investigam-se dois casos de debate publico em grandes jornais nacionais – o debate em torno da problematica publicidade do cigarro, motivado pela tramitacao da Lei Antitabagista (Lei no 10.167/00), sancionada em dezembro, e o debate em torno do referendo sobre a proibicao do comercio de armas de fogo e municoes, que ocorreu no Brasil em 2005. Sustenta-se que a disputa argumentativa pode seguir padroes distintos nos meios de comunicacao de massa, o que apresenta implicacoes diversas para a constituicao do ambiente informativo e para a formacao de opiniao. Palavras-chave: deliberacao; midia; opiniao publica; lei antitabagista; referendo. Abstract This article investigates the configuration of public debates and the exchange of reasons through the news media. It is argued that studies on frame controversies have a blind spot as long as they only investigate the available volume of information, the existence or not of competing frames, and their permanence in the media, in a static fashion. The author contends that situations of pluralistic debates generate not only competing frames, but also a public exchange of reasons, what provokes a transformation of arguments within those frames. In order to explore the dynamics concerning the reflexivity of arguments and the construction of more complex justifications, the author investigates two cases of journalistic coverage – the debate on the tobacco advertising problematics, motivated by the implementation of the “ Lei Antitabagista (10.176/00) ”, sanctioned in December 2000, and the debate about the referendum on firearms ban, occurred in 2005, in Brazil. The findings support the conclusion that the argumentative dispute can follow distinct patterns in the media, having several implications for the constitution of the information environment and the process of opinion formation. Keywords: deliberation; media; public opinion; Anti-Tobacco Law; referendum.
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