RETAIL STORE IMAGE: A COMPARISON AMONG THEORETICAL AND EMPIRICAL DIMENSIONS IN A BRAZILIAN STUDY
2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1679-1827
AutoresJanaína de Moura Engracia Giraldi, P. Spinelli, Marcos Cortez Campomar,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO ponto de venda pode ser o elemento principal para o sucesso, sendo a vantagem competitiva de uma empresa varejista. Um importante elemento para a estrategia varejista e a imagem da loja; a soma total das percepcoes dos clientes com relacao a loja. O presente artigo compara as dimensoes teoricas e empiricas da imagem de loja varejista em um estudo brasileiro. O tipo de pesquisa usado foi o estudo quantitativo, e os dados coletados foram analisados pela tecnica de analise fatorial, de forma a identificar os fatores subjacentes da imagem de loja. Em conclusao, foi observado que a forma pela qual os respondentes avaliaram a imagem de um dado supermercado no Brasil e mais simples do que aquela prevista na teoria, com nove fatores representando as seguintes dimensoes de imagem de loja: qualidade, preco, servico pos-venda, propaganda, clientela, sortimento, conveniencia, atmosfera e servicos. Uma importante contribuicao pratica do presente estudo refere-se ao desenvolvimento de uma escala mais simples, que pode ser utilizada pelos varejistas em uma forma viavel para obter os dados sobre sua imagem percebida.
Referência(s)