A prática docente do professor de português para estrangeiros para uma aprendizagem crítica: formação de professores
2012; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22169/intersaberes.v2i3.105
ISSN1809-7286
Autores Tópico(s)Second Language Learning and Teaching
ResumoEste artigo apresenta a pesquisa em andamento no curso de mestrado em Educacao da Pontificia Universidade Catolica do Parana (PUCPR), e trata-se de uma introducao ao tema: “A pratica docente de portugues para estrangeiros para uma aprendizagem critica: formacao de professores”. O objetivo de pesquisar este tema foi de contribuir para a area de portugues para estrangeiros fornecendo indicativos de uma proposta de pratica pedagogica desse professor, tomando-se como base o ensino reflexivo. Para tanto, foram utilizadas gravacoes das aulas da professora pesquisadora e entrevistas abertas e semi-estruturadas realizadas com tres professoras do Centro de Linguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Parana (UFPR). Os resultados parciais da pesquisa possibilitaram inferir que o trabalho com questoes relativas a cultura, economia, politica e sociedade brasileiras pode auxiliar no ensino da lingua portuguesa para estrangeiros no sentido de aproximar o aluno da cultura e sociedade em que esta vivendo. Acredita-se que essa aproximacao pode facilitar o processo de aprendizagem da lingua-alvo que, consequentemente, refletira na competencia de uso dessa lingua.
Referência(s)