A estética brasileira na Espanha: transformações a partir dos anos 80
2012; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2177-3807
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoA narrativa literaria e um palco privilegiado para as manifestacoes intertextuais. Os dialogos entre textos processam-se em diversas modalidades de retomada: aleatoria, consentida, submissa, subversiva. Neste ultimo caso, um texto retoma outro, subvertendo-o. Mas pode ocorrer um novo fenomeno quando um texto, ja marcado pela subversao do cânone, torna-se alvo de retomada: aparentemente a intertextualidade comporta mecanismos que promovem uma especie de “subversao da subversao”. E o que se pretende examinar neste estudo, com foco em uma narrativa-fonte como Zero (Brandao, 1975) e em Eles eram muitos cavalos (Ruffato, 2001) . Em Zero, apresentam-se caracteristicas fortemente anti-canonicas, com a contestacao da ordem institucional ou social indissoluvelmente ligada a contestacao do padrao estetico usual em narrativas, ou seja, da escrita tradicional. As manifestacoes do “contra” ancoram-se no imbricamento entre os componentes tematicos de inconformismo e rebeldia, e os componentes formais radicalmente inovadores. Um quarto de seculo depois, em Eles eram muitos cavalos , Ruffato cria uma narrativa com proposta estetica e tematica bastante semelhante a de Zero . Recorre-se, neste estudo, ao exame de recursos intertextuais presentes nessas narrativas, no intuito de discutir de que maneira a narrativa se reinventa, por meio do experimentalismo, ou radicaliza o proprio tratamento tematico, no contexto sociocultural deste inicio de seculo.
Referência(s)