
A Utilização do Vídeo Como Dispositivo Metodológico na Clínica da Atividade Docente
2011; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1982-1654.11900
ISSN1982-1654
AutoresDulcinéa Sarmento Rosemberg, Maria Elizabeth Barros de Barros, Susane Petinelli Souza,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoEste artigo narra uma experiência vivenciada em uma escola da Rede Pública de Ensino Escolar do município da Serra (Espírito Santo – Brasil). Na perspectiva da Clínica da Atividade, utilizou-se como abordagem metodológica a experimentação em autoconfrontação cruzada e filmagem das situações do trabalho docente como seu dispositivo. Foram filmadas situações de trabalho de duas professoras do ensino fundamental, elegendo-se a atividade de ensinar em sala de aula. O objetivo foi colocar em análise o trabalho docente e provocar um movimento de análise e coanálise do trabalho na escola. Apresenta as ações integradas que antecederam a filmagem bem como os diálogos produzidos a partir do processo de autoconfrontação cruzada disparados no e pelo coletivo constituído por pesquisadores, trabalhadores e gestores da educação no município da Serra. Destaca a relevância do dispositivo metodológico utilizado que coloca em questão os modos de trabalhar, perspectivando sua transformação sempre que se fizer necessário.
Referência(s)