A UTILIZAÇÃO DE REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA EM UM ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE VISANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
2012; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2012v7n3p877-899
ISSN1809-0354
AutoresTânia Mara Niezer, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Elenise Sauer,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO artigo apresenta dados da pesquisa de mestrado do Programa de Pos-Graduacao em Ensino de Ciencia e Tecnologia da Universidade Tecnologica do Parana Câmpus Ponta Grossa (UTFPR-PG) desenvolvido na disciplina de quimica em que se visou a Alfabetizacao Cientifica e Tecnologica (ACT), para tanto as atividades foram desenvolvidas utilizando artigos e textos encontrados em Revistas de Divulgacao Cientifica (RDCs) em uma perspectiva Ciencia-Tecnologia-Sociedade (CTS). O estudo foi realizado com 55 alunos da 2a serie do Ensino Medio Curso Tecnico em Agropecuaria, de um Centro Estadual de Educacao Profissional, localizado na cidade de Rio Negro, no Parana. A abordagem metodologica foi a qualitativa de natureza interpretativa com observacao participante. A coleta de dados se deu por meio das arguicoes orais dos alunos, fotos, registros em diario de campo e as proprias atividades realizadas em sala. Entende-se que a atividade de reestruturacao de artigos ou textos encontrados nas RDCs em uma linguagem mais acessivel, no formato de historias ilustradas contribuiu para que os alunos compreendessem melhor os conceitos quimicos apresentados possibilitando a ACT determinante para sua formacao tecnica em agropecuaria e para sua vida enquanto cidadao.
Referência(s)