
ABORDAGEM DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NO ENSINO SUPERIOR
2008; Volume: 24; Issue: 69 Linguagem: Português
10.13037/gr.vol24n69.87
ISSN2176-5308
AutoresGetúlio Tadeu Nunes, Edgar Augusto Lanzer, Fernando Antônio Ribeiro Serra, Manuel Portugal Ferreira,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO artigo apresenta uma analise do atual cenario competitivo do Ensino Superior brasileiro, com o objetivo de demonstrar que a utilizacao de estrategias de marketing e um fator critico de sucesso para essas organizacoes. O trabalho trata da existencia de barreiras contra uma abordagem de marketing nas universidades, fruto de um modelo de gestao academica desenvolvido tendo como base um mercado sem competicao, comprovando que ha uma resistencia contra o uso de estrategias mercadologicas nas instituicoes de Ensino Superior. Neste trabalho, sao analisadas as estrategias de marketing utilizadas e sao discutidos a sua importância e os seus resultados sob um enfoque transacional para, imediatamente, ser feito um confronto dessas estrategias com uma abordagem de marketing de relacionamento. E feita uma revisao teorica sobre o marketing relacional, sempre em paralelo com as teorias do marketing transacional e com imediata contextualizacao para organizacoes universitarias. Palavras-chave: marketing de relacionamento, marketing em instituicoes de Ensino Superior, estrategia.
Referência(s)