
O SOFRIMENTO COMO CATEGORIA DE PERTENCIMENTO NO FOTOJORNALISMO: O OLHAR ESTIGMATIZANTE SOBRE O SERTANEJO NAS FOTORREPORTAGENS DE O CRUZEIRO (1946-1951).
2014; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Linguagem: Português
ISSN
2178-3748
Autores Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoO presente artigo parte de pesquisa de mestrado, a qual busca identificar por meio das fotorreportagens de Pierre Verger um outro olhar na revista O Cruzeiro (1946-1951) acerca da figura do sertanejo. Aqui, pretendemos explorar a construcao de uma certa linguagem visual presente nas paginas da revista, que pareceu construir um discurso estigmatizador de sofrimento em torno do tema. A fim de compreender o momento de formacao da identidade visual do periodico, se faz necessario analisar e criticar as diferentes linguagens visuais em dialogo, nao apenas a de Pierre Verger. Por meio de uma analise qualitativa de fotorreportagens, sendo estas pertencentes ao periodo de analise (qual seja, o do primeiro contrato de Pierre Verger com a revista), buscaremos mostrar o processo de constituicao de um certo discurso visual veiculado no fotojornalismo de O Cruzeiro que associa o sofredor a uma categoria de pertencimento. As fotorreportagens parecem apontar para a estrategia de representacao do sertanejo (ainda hoje utilizada) acerca de sua miseria, de seu incipiente habitat, bem como de seu atraso frente ao Brasil considerado moderno, atraves de um olhar vitimizador e estigmatizante.
Referência(s)