
MÁRIO DE ANDRADE E O TAMBOR DE CRIOULA DO MARANHÃO
2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 3; Issue: 5 Linguagem: Inglês
ISSN
2236-9473
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoTambor de Crioula no Maranhao, e uma danca de negros ao som de tambores, sobre a qual, ate hoje ainda ha poucos trabalhos divulgados. E danca de umbigada semelhante a outras do mesmo genero no pais. No Maranhao possui caracteristicas especificas e so aqui e conhecido com este nome. Mario de Andrade, diretor do Departamento Municipal de Cultura, organizou em 1937/38, atraves da Biblioteca Publica Municipal de Sao Paulo, uma Missao de Pesquisas Folcloricas ao Norte e Nordeste do Brasil que documentou, entre diversas manifestacoes culturais, o tambor de crioula e o tambor de mina em Sao Luis, cujo relatorio foi publicado por Oneyda Alvarenga em 1948. Comentamos aqui o trabalho da Missao de Pesquisas Folcloricas (MPF) sobre o tambor de crioula, analisando a importância e a situacao atual desta manifestacao de cultura popular. Apresentamos caracterizacao geral da danca comparando-a com o tambor de mina, com a qual ate hoje tem sido confundia. Talvez esta confusao, se deva em parte, a ambas terem sido classificadas por Mario de Andrade, como musica de feiticaria. Palavras-chave: Missao Folclorica. Mario de Andrade. Tambor de Crioula e Tambor de Mina. ABSTRACT Tambor de Crioula in Maranhao is a dance mainly of black people to the sound of drums, and about which there are relatively few academic works at the present time. It is a face-to-face dance (termedumbigada) similar to others of a similar genre in Brazil. In Maranhao it has specific characteristics and it is only here that it is known under this name. In 1937/38 Mario de Andrade, the director of the Municipal Department of Culture, organized, with aid from the Municipal Public Library of Sao Paulo, a Mission of Study of Folklore in the north and northeast of Brazil. This Mission documented, alongside other representations of local culture, Tambor de Crioula and Tambor de Mina in Sao Luis and a report on this was published in 1948 by Oneyda Alvarenga. We comment here on the work of the Mission of Folklore Research (MPF) about Tambor de Crioula, analyzing the importance and the situation nowadays of this representation of popular culture. We present a general characterization of the dance comparing it with Tambor de Mina with which it has often been confused. Possibly this confusion is, at least partly, due to the fact that both had been classified, by Mario de Andrade, as music of witchcraft. Key-words: Folklore Mission. Mario de Andrade. Tambor de Crioula and Tambor de Mina.
Referência(s)