
Aula de música e escola: concepções e expectativas de alunos do ensino médio sobre a aula de música da escola
2014; Volume: 20; Issue: 27 Linguagem: Português
ISSN
2358-033X
Autores Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoNeste artigo apresento minha dissertacao de mestrado que teve como objetivocompreender as relacoes que permeiam as concepcoes e expectativas de alunosdo ensino medio a respeito da aula de musica na escola. Trago uma revisao deliteratura no sentido de conhecer estudos que tratam das diferentes concepcoes dejuventude, das relacoes entre os jovens e a musica, dos sentidos atribuidos pelosjovens a escola. A seguir, aponto os elementos elaborados por Bernard Charlot(2000) para “uma teoria da relacao com o saber”. Na metodologia trago o metodode grupo de discussao. As falas dos alunos sao analisadas sob a perspectiva deBernard Charlot no que diz respeito as relacoes de identidade, as relacoes sociais eas relacoes epistemicas. A identificacao e a distincao dessas relacoes me permitiramperceber que a musica tem sentido para os alunos e que a aula de musica na escola ereconhecida como um espaco/momento de aprendizagens especificas relacionadasa musica, e contribui para aprendizagens que levam ao desenvolvimento do sujeitono sentido amplo.
Referência(s)