Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os desafios do processo de expatriação no cenário sino-brasileiro: o caso da Weg S.A. na China

2012; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18568/1980-4865.6222-47

ISSN

1980-4865

Autores

Janaína Mortari Schiavini, Flávia Luciane Scherer, Gilnei Luiz de Moura, Ítalo Fernando Minello,

Tópico(s)

Global trade and economics

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização e expatriação da WEG Equipamentos Elétricos S.A na China. O movimento recente de internacionalização de empresas brasileiras é caracterizado por casos de multinacionais como a WEG, que realiza Investimentos Diretos no Exterior buscando aumentar suas participações no mercado internacional e obter vantagem competitiva. O estudo possui caráter descritivo e natureza qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, no qual os objetos de observação foram os processos de internacionalização e expatriação da WEG na China. Utilizaram-se inicialmente dados secundários, com objetivo de caracterizar a empresa, seu histórico de internacionalização e a decisão do modo de entrada na China. Posteriormente, realizou-se uma entrevista semi-estruturada, cujos questionamentos buscaram entender como ocorreu o processo de expatriação dos colaboradores da WEG na missão chinesa. Os resultados da pesquisa mostram os desafios enfrentados pela empresa com a sua inserção no mercado asiático, os aspectos determinantes no processo de expatriação e sua relação com os modelos teóricos. Espera-se que este trabalho contribua para geração de conhecimento sobre a internacionalização de empresas brasileiras e a condução de suas expatriações, sendo estas temáticas que demandam por pesquisas conclusivas para maior esclarecimento dos modelos teóricos na realidade brasileira.

Referência(s)