Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar: Um Estudo de Caso em Passo Fundo – RS

2012; Faculdade Meridional IMED; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18256/2237-7956/raimed.v2n3p151-157

ISSN

2237-7956

Autores

Hugo Cássio Rocha, Carlos Costa, F Castoldi,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

A Feira do Produtor, que ocorre na antiga estacao ferroviaria de Passo Fundo, RS, e a mais importante do municipio, tanto pelo numero de feirantes como pelo de consumidores. Apesar disso, ainda nao havia sido objeto de estudo formalizado. Este estudo foi realizado com o objetivo de caracterizar a estrutura organizacional da feira, de_ nir as preferencias dos consumidores e os principais atributos percebidos e valorizados pelos clientes. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionarios, um aplicado a todos os 58 feirantes e outro, a 471 consumidores que _ zeram compras nos dias estudados. As hortalicas sao os produtos mais comercializados, vendidos por quase 50% dos feirantes. Cerca de 86% dos consumidores fazem compras na feira uma vez por semana e 61% deles tem preferencia pelo sabado, com valor medio de consumo de R$ 25,94. A higiene e limpeza constituem preocupacao comum para feirantes e consumidores. Pelo numero de pessoas que frequentam a feira e pela multiplicidade de artigos nela postos a venda, a Feira do Produtor de Passo Fundo tem potencial de se tornar um evento de dimensao superior a atual, desde que supere as limitacoes de limpeza, localizacao, preco e divulgacao, entre outros problemas apontados pelos feirantes e consumidores. ____________________ Termos para indexacao: Feira de Produtores. Graos. Vegetais. Frutas.

Referência(s)