Articulações entre psicanálise e educação e algumas especificidades numa escola para surdos
2001; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2176-2724
AutoresSandra Pavone de Souza, Tatiana Karinya Carpigiani Rodrigues,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoEsse trabalho teve como objetivo discutir o papel do psicanalista na escola, a partir das possiveis articulacoes entre psicanalise e educacao, durante um estagio de observacao feito numa escola de educacao infantil para criancas surdas, situada na cidade de Sao Paulo. A partir disso, acrescentamos algumas consideracoes buscando similaridades e diferencas na escola para criancas ouvintes e para criancas surdas. Dentro desse contexto, consideramos que a psicanalise pode intervir, visando tanto esclarecer as necessarias consequencias dessa especificidade, quanto buscar possiveis vias de restituir, no laco pais ouvintes – filho, a transmissao das marcas que o constituem para alem do signo da surdez.
Referência(s)