Artigo Revisado por pares

ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: CONCEITOS, METODOLOGIA E ESTUDO DA ARTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5902/23171758907

ISSN

2317-1758

Autores

Frank Leonardo Casado,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

Esta pesquisa procura realizar uma revisao de literatura, de modo a obter um referencial historico da metodologia de avaliacao da produtividade, eficiencia e sua evolucao para a metodologia de Analise Envoltoria de Dados- DEA como ferramenta da avaliacao da educacao superior. No Brasil, os primeiros trabalhos utilizando a tecnica DEA na construcao de medidas de avaliacao de IES tem origem em grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A DEA, sendo assim, e uma tecnica nao-parametrica que emprega programacao matematica para construir fronteiras de producao de unidades produtivas – DMUs que empregam processos tecnologicos semelhantes para transformar multiplos insumos em multiplos produtos. Tais fronteiras sao empregadas para avaliar a eficiencia relativa dos planos de operacao executados pelas DMUs e servem, tambem, como referencia para o estabelecimento de metas eficientes para cada unidade produtiva. A DEA foi desenvolvida para avaliar a eficiencia de organizacoes cujas atividades nao visam lucros ou para as quais nao existem precos prefixados para todos os insumos e/ou todos os produtos. Por estes motivos este tecnica e uma alternativa no estudo da eficiencia das instituicoes superiores.

Referência(s)
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