
INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino
2008; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Inglês
ISSN
2316-6541
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o processo de implementacao do Projeto de Inclusao Digital proposto pela Prefeitura Municipal de Ipatinga/MG , que consistiu na aquisicao de recursos computacionais para instalacao de laboratorios de informatica, nas escolas publicas municipais. Os resultados desta investigacao apontam para a importância da atuacao do professor para a mediacao pedagogica em ambientes informatizados de aprendizagem e mostram a necessidade de um programa de formacao permanente dos docentes que estimule e de possibilidades ao professor de integrar as atividades dos softwares educacionais ao conteudo curricular de suas disciplinas. Abstract: This article presents the results of research on the process of implementation of the Digital Inclusion Project proposed by the City of Ipatinga/MG, that consisted in the acquisition of computational resources for installation of computer laboratories in the public schools Ipatinga`s city. The results of this inquiry point the importance of the performance of the teacher for the pedagogical mediation in informatized environments of learning and show the necessity of a program of permanent formation of the professors who stimulates it and gives the possibilities to the teacher to integrate the educational activities of educational softwares to the curricular content of its discipline.
Referência(s)