Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM O USO DA TV MULTIMÍDIA

2010; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.15253

ISSN

1679-1916

Autores

Bárbara Grace Tobaldini, Juliana Moreira Prudente de Oliveira, Daniela Frigo Ferraz,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Com o intuito de contribuir para a formação inicial de alguns acadêmicos, quanto à utilização de um recurso tecnológico, a TV Multimídia, foi proposto um projeto de extensão que proporcionou aos envolvidos um primeiro contato com a realidade escolar e ao mesmo tempo testar o uso desse recurso. O objetivo foi investigar a postura de acadêmicos durante o desenvolvimento de um Módulo Didático (MD) sobre a temática de Educação Ambiental (EA) utilizando o recurso tecnológico: TV Multimídia. Para coleta de dados, utilizaram-se três instrumentos: um questionário, o MD produzido de EA e a vídeo-gravação da aplicação do MD por duas bolsistas. O resultado desta análise evidenciou que o uso do recurso tecnológico, na concepção dos acadêmicos, foi importante para motivar os alunos, criar uma interatividade com a turma, além de facilitar a contextualização dos conteúdos. Entretanto, o professor deve estar atento e preparado para ser o mediador de tais informações, pois o recurso em si, não é sinônimo de um processo de ensino eficaz.

Referência(s)
Altmetric
PlumX