
Fatores demográficos na percepção do risco de compra pela Internet: O caso de um site brasileiro de venda de ingressos
2011; Volume: 10; Linguagem: Português
ISSN
2674-5895
AutoresMauro L. Gonzalez Maceira, Frederico A. de Carvalho, Vânia Marques de Lima,
Tópico(s)Consumer Market Behavior and Pricing
ResumoO trabalho analisa o comportamento de compra de ingressos em um site brasileiro de comercio eletronico, examinando aspectos relacionados ao risco percebido pelo comprador. O objetivo e testar a influencia de indicadores demograficos selecionados sobre a percepcao de risco. Foi realizada uma pesquisa eletronica junto aos cadastrados no site, obtendo-se 3235 questionarios validos. Os testes estatisticos indicaram que compradores com maior grau de instrucao percebem mais o risco de comprar na Internet e que e-compradores tem menos preocupacao em fornecer o numero do cartao de credito do que nao-compradores. A experiencia na utilizacao da Internet influencia positivamente o volume de compras e negativamente o risco percebido. Pode-se concluir que as empresas que atuam no e-comercio devem nao apenas divulgar as medidas de seguranca que adotam, mas tambem facilitar e acelerar o processo de adocao do comercio eletronico, familiarizando cada vez mais os internautas com a compra «online».
Referência(s)