INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RANGEL PESTANA: LUGAR DE MEMÓRIA E TRADIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM NOVA IGUAÇU
2014; Uniabeu; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português
ISSN
2238-2127
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar um pouco sobre a historia do Instituto de Educacao Rangel Pestana, locus privilegiado da formacao docente em Nova Iguacu, municipio da Baixada Fluminense. O artigo focaliza em parte da trajetoria historica da instituicao, partindo da criacao do Grupo Escolar em 1930, passando pela decada de 1960, momento em que se cria o Instituto, ate os dias atuais, tendo como destaque o final da decada de 1970 quando a instituicao muda de nome, assumindo a denominacao do grupo escolar que lhe deu origem. Utilizou-se a categoria experiencia, conforme entendida pelo historiador Edward Palmer Thompson (1981). Foi utilizado o paradigma da historia oral, segundo a perspectiva de Alberti (2004) e Lozano (1996). Desta forma, o trabalho em questao infere, atraves da analise documental e das entrevistas produzidas, que o Instituto de Educacao Rangel Pestana apresenta-se como um espaco de memoria e tradicao na formacao de professores no municipio de Nova Iguacu. Palavras-Chave: Instituto de Educacao Rangel Pestana; historia das instituicoes escolares; curso normal
Referência(s)