Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AS ESPECIFICIDADES DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

2010; Editora Universitária Champagnat - PUCPRESS; Volume: 10; Issue: 29 Linguagem: Português

10.7213/rde.v10i29.3058

ISSN

1981-416X

Autores

Valéria Silva Ferreira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo é fruto de uma reflexão sobre a minha experiência como docente da educação superior e sobre as especificidades dessa docência. Inicio a reflexão por dois aspectos da docência no ensino superior que considero marcantes: a formação do profissional e o aluno adulto. Reflito também sobre os saberes pedagógicos para a docência do ensino superior, os efeitos corrosivos da burocratização pedagógica e os efeitos na desprofissionalização dos docentes. Finalizo, apresentando os desafios contemporâneos para a docência no ensino superior: 1. A educação como mercadoria; 2. A sociedade da informação; 3. A banalização do trabalho docente no ensino superior. Os desafios da docência no ensino superior provocam, muitas vezes, desgastes, juntamente com um sentimento de perda e fracasso. A banalização desse docente é velada e silenciosa.

Referência(s)