Artigo Produção Nacional Revisado por pares

“ZÉ DO CAIXÃO, ZUMBI, LAMPIÃO!”: Max Cavalera e as leituras liminares sobre o Brasil

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 3; Issue: 5 Linguagem: Inglês

ISSN

2236-9473

Autores

Bruno Rogens Ramos Bezerra,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este e um exercicio pratico de leitura social a partir de categorias antropologicas discutidas em sala de aula por ocasiao da disciplina Teoria II do PPGCS/UFMA. Analisa como a obra musical do guitarrista e vocalista brasileiro Max Cavalera contem elementos que a caracterizam como liminar, de fronteira, ou intersticial ao utilizar conteudos relativos ao universo da cultura popular brasileira mesclados ao conteudo geral do rock e do metal em particular. Este e um fenomeno sintomatico da cultura contemporânea abalizado pelo intenso fluxo de trocas globais que se realizam atualmente. Palavras-chave: Trocas culturais. Musica. Globalizacao. Cultura de fronteira. ABSTRACT This is a practical exercise of a social reading from anthropological concepts debated in classroom in the Theory II discipline from PPGCS/UFMA. Analyses how a musical work of the guitarist and vocalist Max Cavalera detain elements that characterize as culture of border as using popular Brazilian contents culture twisted with general contents from universe of rock and metal in particular. This is a symptomatic phenomenon in the contemporaneous culture which became strong by the intensive flux of global exchanges that realize nowadays. Keywords: Cultural exchanges. Music. Globalization. Culture of border.

Referência(s)