Histórias de vida: narrativas do cotidiano como suporte ao ensino de história e geografia nas séries iniciais do ensino fundamental
2012; Faculdade de Educação; Issue: 32 Linguagem: Inglês
10.15210/caduc.v0i32.1732
ISSN2178-079X
AutoresLuiz Alberto de Souza Marques,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com 15 professores atuantes em series iniciais do Ensino Fundamental, em quatro comunidades – Colonia Sao Pedro, Faria Lemos, Marcorama e Sao Roque Figueira de Melo, nos municipios de Bento Goncalves e Garibaldi, ambos no Rio Grande do Sul. Objetivou a construcao de proposta metodologica de iniciacao ao ensino de Historia e Geografia nas series iniciais do Ensino Fundamental – Estudo do Meio –, visando a intervir na percepcao de uma identidade etnica e cultural com base em valores locais e tendo como sustentacao as experiencias de vida em familia e em comunidade, atraves das relacoes espaciais, temporais e grupais. A escolha desta regiao deveu-se ao fato de os envolvidos – alunos, professores, funcionarios e comunidade – serem descendentes de imigrantes. Os professores receberam textos de pesquisadores, antropologos e historiadores da cultura italiana no Rio Grande do Sul, para se abastecerem de conhecimentos sobre a historia local e regional, complementando, assim, as informacoes contidas nos livros didaticos. Um estudo de cunho etnografico, representado por um conjunto de manifestacoes, favoreceu a compreensao das modificacoes ocorridas no espaco – resultantes de um modelo de ocupacao e de construcao das sociedades locais atraves do tempo – oportunizando aos alunos a formacao de seus proprios conceitos espaco-temporais, baseados no estudo de seus antepassados, fundamental na iniciacao aos conhecimentos historico e geografico. Palavras-chave : Historias de vida, estudo do meio, ensino de historia, historia, italianidade e cotidiano. Life Histories: the daily life narratives as support to the teaching of history and geography in the initial series of the basic teaching Abstract This work presents the outcomes of a research carried out with 15 elementary school teachers in four communities of Bento Goncalves and Garibaldi counties, state of Rio Grande do Sul, Brazil. The aim of this study was the construction of a methodological proposal of initiation to the teaching of History and Geography in the initial series of the Basic Teaching – Study of the Way–, intend to intervene in the ethnic and cultural identity perception based on the local values and taking the experiences of life in family and in community as a sustenance, through the space, time and group relations. The choice of this region owed to the fact of the involved ones – students, teachers, officials and community – are immigrants' descendants. The teachers received texts of researchers, anthropologists and historians of the Italian culture in Rio Grande do Sul, to be supplied of knowledge on the local and regional history, complementing, so, the information contained in the text books. A study of ethnographic hallmark, represented by a set of demonstrations, favored the understanding of the modifications occurred in the space – resultant forces of a model of occupation and of construction of the local societies through the time – providing to the students the formation of his own space-time concepts, based on the study of his ancestors, basically in the initiation to the historical and geographical knowledge. Keywords : Life stories, Environmental study, History, History teaching, Italian culture, Daily life.
Referência(s)