AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO PRESTADO NA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL EVALUATION OF QUALITY OF CARE PROVIDED IN THE PHYSIOTHERAPY CLINIC AT THE UNIVERSITY OF SÃO CAETANO DO SUL
2009; Volume: 7; Issue: 20 Linguagem: Português
10.13037/rbcs.vol7n20.316
ISSN2359-4330
AutoresRafael de Lacerda Santos, Rosamaria Rodrigues Garcia,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoO estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do atendimento prestado na Clinica de Fisioterapia da Universidade Municipal de Sao Caetano do Sul, por meio de um questionario contendo 42 perguntas relacionadas as condicoes de atendimento e dos servicos prestados, a dificuldade para realizacao de atividades cotidianas e a frequencia de dor, aplicado em cem pacientes, no periodo de agosto a outubro de 2008. Observou-se que, em relacao ao atendimento prestado pelos estagiarios e supervisores, houve resultados satisfatorios relatados pelos pacientes, assim como a satisfacao geral com a fisioterapia, pela melhora do nivel de capacidade funcional e da dor. As condicoes da clinica tambem foram consideradas satisfatorias. A maioria dos pacientes utiliza as informacoes dadas pelo terapeuta, e esta satisfeito com a qualidade das terapias, tanto e que indicaria a clinica para familiares e amigos, e retornaria para submeter-se a novo atendimento. Algumas sugestoes foram feitas sobre as instalacoes da clinica, principalmente na area de hidroterapia e vestiarios, alem de uma maior quantidade de horarios disponiveis para o tratamento, uma vez que este e realizado apenas no periodo vespertino e, em alguns dias, no periodo noturno. Concluiu-se, no presente estudo, que os pacientes em geral estao satisfeitos com a qualidade de atendimento, porem algumas mudancas precisam ser efetuadas nas instalacoes do vestiario da hidroterapia, assim como um aprimoramento da qualidade do atendimento telefonico e a diminuicao do tempo de espera para a marcacao da primeira consulta. Vale ressaltar que este trabalho podera trazer melhorias na qualidade do atendimento, contribuindo para o aumento da satisfacao do pacientes.
Referência(s)