Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Da educação patriarcal às escolas mistas

2011; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 2; Issue: 5 Linguagem: Português

10.26514/inter.v2i5.597

ISSN

2177-7691

Autores

Saulo Álvaro de Mello, Elienai Carla Alves, Luciana Belíssimo de Carvalho, Wagner Batista Pinheiro,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O objetivo do presente estudo é discutir a educação feminina dentro da sociedade patriarcal brasileira. Neste modelo patriarcal, caberia aos homens dirigir os negócios, discutir e participar da política e desbravar os sertões incultos, enquanto as mulheres seriam educadas no seio da própria família, para ser uma esposa obediente e mãe dedicada. De uma educação sexista às escolas mistas foi um longo caminho. O tema é importante, pois se propõe a discutir a construção social dos gêneros ainda marcada pela discriminação e desigualdade de direitos entre homens e mulheres na atualidade. A partir de fontes bibliográficas, pretende-se discutir o percurso da educação das mulheres no Brasil e a diferença entre a educação destinada a meninos e meninas.Palavras-chave: Patriarcalismo. Educação sexista. Escolas mistas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX