Design Centrado no Usuário e concepções pedagógicas como guia para o desenvolvimento da animação educacional
2014; Brazilian Information Design Society (SBDI); Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.51358/id.v11i1.212
ISSN1808-5377
AutoresMárcia Maria Alves, André Luiz Battaiola,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA produo de animaes grficas para o ensino fundamental tem proliferado devido s tecnologias de comunicao e necessidade de novos recursos que auxiliem ao aprendizado. No entanto, muitas animaes so apenas reprodues do material impresso, sem um uso adequado da tecnologia, sem uma adaptao para o aluno/usurio e no alinhadas s concepes pedaggicas atuais. Este artigo pretende buscar na literatura bases para um procedimento de elaborao de materiais didticos (animaes grficas) conectado s concepes construtivistas por meio da aplicao dos princpios do Design Centrado no Usurio (DCU). Para isso, os autores apresentam reviso bibliogrfica, comparam os princpios das concepes construtivistas de Vygostky e do DCU, e indicam um possvel processo de Design que pode auxiliar na confeco de animaes grficas mais engajadas nas linhas construtivistas e mais prximas dos alunos.
Referência(s)