Artigo Revisado por pares

ENTERTAINMENT AS AN IMPLICIT FACTOR OF TOURISM DEMAND (Extended Abstract)

2013; University of the Algarve - ESGHT - CIEO; Linguagem: Português

ISSN

2182-8466

Autores

Elsa Tavares Esteves, Paula Odete Fernandes, Carla Pinto Cardoso,

Tópico(s)

Cruise Tourism Development and Management

Resumo

O principal objetivo do presente estudo assenta em verificar se a animacao turistica, como uma componente da oferta existente na regiao de Alto Tras-os-Montes, com as suas caracteristicas unicas e singulares, pode estar associada aos diversos fatores de eleicao do destino, por parte dos visitantes. De referir que dos estudos existentes em Portugal, em volta da tematica da animacao turistica, a abordagem assenta na importância da animacao turistica, suas finalidades, modalidades, contribuicao para o aumento das taxas de ocupacao de uma regiao, o animador turistico e as empresas de animacao turistica. Neste sentido, pretende-se impulsionar o desenvolvimento desta tematica, associando-a ao processo de tomada de decisao do consumo turistico. A relevância associada a este estudo passa pela analise do comportamento do consumidor turistico de uma regiao, sobre a qual nao existem estudos desta natureza e o caracter pratico utilitario para o desenvolvimento do setor de atividade. Os resultados da investigacao poderao contribuir para uma requalificacao das politicas de intervencao no sistema de atracao turistico, pela relacao que se estabelece entre o consumo e as atividades produzidas, por parte dos agentes publicos e privados do setor turistico da regiao.

Referência(s)