
O Medo de Escrever e a Resistência às Novas Tecnologias entre docentes: fim ou fio da meada
2013; Uniabeu; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português
ISSN
2177-6288
AutoresLaís Rodrigues Ferreira, Jackeline Barcelos Corrêa, Gerson Tavares do Carmo,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo objetiva constituir um topos de discussao sobre o medo de escrever e comunicacao. Sentir-se bem ou ter uma relacao amigavel com a escrita e uma excecao, a regra e o medo, o desconforto. A escassez de producao sobre o medo de escrever sugere um sinal que aponta para uma possivel omissao academica em relacao ao seu correspondente sintoma: a dificuldade com a escrita de textos academicos. Na sondagem realizada com docentes-alunas de uma turma de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF/RJ), verificou-se que o medo de escrever articulado com a resistencia ao uso das novas tecnologias interfere negativamente em seus processos de comunicacao, seja pela falta de desejo ou esforco. Entretanto, indaga-se, se na condicao de narradoras-autoras, a partir de Benjamin, nao seriam provocadas em sua necessidade humana de comunicacao e, portanto, em seu desejo e esforco quanto a escrita e ao uso de estrategias alternativas para lidar com as novas tecnologias necessarias a producao de sua autoria.
Referência(s)