
A LITERATURA INFANTO-INFANTIL NO LETRAMENTO DA CRIANÇA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE ENTRE TRAMAS E DISCURSOS DE PERSONAGENS
2015; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 16; Issue: 41 Linguagem: Português
10.12957/teias.2015.24519
ISSN1982-0305
AutoresFrancisco Renato Lima, Maria Angélica Freire de Carvalho,
Tópico(s)Literature, Culture, and Aesthetics
ResumoConsidere uma situacao expressa pelas ideias: “no Pais das maravilhas com Alice; brincando de monarca com um pequeno principe; escutando as historias de Emilia”. A partir delas propoe-se esta reflexao que se desenvolve sob o enredo de um principe, uma boneca de pano e uma menina sonhadora. Assim, “O Pequeno Principe”, de Antoine de Saint-Exupery; “Memorias da Emilia”, de Monteiro Lobato; e “Alice no Pais das Maravilhas”, de Lewis Carroll convidam a leitura que se propoe neste estudo, o qual analisa a importância da literatura infanto-juvenil na formacao letrada do jovem leitor. Os personagens das historias revelam tracos de letramento, pela construcao de pontes de sentidos entre o mundo simbolico da obra literaria e o mundo real do leitor, que tem a linguagem como fonte de seus enredos.
Referência(s)