
DIFERENTES FAZERES, DIFERENTES SABERES : A AÇÃO DE MONITORES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
2001; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1983-21172001030102
ISSN1983-2117
AutoresSilvânia Sousa do Nascimento, Annick Weil‐Barais, Dominique Davous,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoResumo: Este artigo discute a metodologia utilizada para caracterizar os saberes práticos e teóricos de um monitor em uma sequência de construção de um micro foguete durante uma colônia de férias. São propostos dois tipos de análise: uma global da sequência que visa o estabelecimento de sua cronologia e outra proposicional para a categorização do discurso do monitor em dois episódios. Na primeira análise, as ações e tarefas enunciadas pelo monitor constituem o protocolo efetivo da sequência e evidencia sua organização no tempo e no espaço assim como a gestão de diferentes fazeres do monitor. Na segunda, encontramos indicações de saberes e estratégias centrados na gestão de configurações espaciais múltiplas, na nominação e na qualificação dos elementos constitutivos do objeto técnico.
Referência(s)