Artigo Acesso aberto

MEDIANDO AS ESCUTAS MUSICAIS DOS JOVENS: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA REGULAR

2014; Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17058/rea.v22i1.4469

ISSN

1982-9949

Autores

Helena Lopes da Silva,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Esse artigo propõe reflexões acerca dos sentidos das aulas de música para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O “estado da arte” das pesquisas brasileiras envolvendo juventude, música e escola (ARROYO, 2009; MIRANDA; SILVA, 2013); a legalização do ensino de música como conteúdo obrigatório para a educação básica (Lei 11.769/08); e o Projeto de Resolução (CNE/CEB, 2013), que propõe a institucionalização da música como disciplina curricular obrigatória, indicam a necessidade de sistematização de propostas de educação musical para a juventude. A partir da perspectiva sociológica da Pedagogia Musical (GREEN, A-M., 1987; PIATTI, 1994; KRAEMER, 2000), que compreende as relações simbólicas que os jovens mantêm com as suas escolhas musicais como o objetivo central para uma proposta de ensino e aprendizagem na escola regular, a perspectiva de mediação das escutas musicais (GREEN, 1997) é sugerida como uma possibilidade para as aulas de música.

Referência(s)