Artigo Acesso aberto

Hipermídia para aprendizagem da língua espanhola: avaliação qualitativa realizada por usuários/tutores

2013; Brazilian Information Design Society (SBDI); Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.51358/id.v8i3.151

ISSN

1808-5377

Autores

Juliane Vargas Nunes, Berenice Santos Gonçalves,

Tópico(s)

Educational Technology in Learning

Resumo

O tutor de EAD atua como mediador do processo de aprendizagem a distncia. Buscando afirmar esse papel, este artigo apresenta uma avaliao qualitativa relativa ao processo de interao entre usurios/tutores e uma hipermdia para aprendizagem no contexto da EAD. Aps a fundamentao terica, adotou-se o mtodo prospectivo de entrevistas realizadas com tutores presenciais e a distncia atuantes em um curso de Letras Espanhol da UAB. As perguntas realizadas nas entrevistas foram originadas por categorias investigao prdefinidas a partir dos seguintes eixos: explicitao dos objetivos de aprendizagem, clareza na apresentao dos conceitos/contedos, uso dos recursos miditicos, legibilidade e consistncia na apresentao visual das telas, dentre outros. Tais eixos, tambm foram utilizados na categorizao dos dados levantados. Alguns dos resultados ressaltam a importncia da mediao do tutor na reiterao dos objetivos de aprendizagem, a necessidade de manuteno do menu em todas as telas da hipermdia e a insero de ferramentas de busca. Tal avaliao pretende contribuir com novos projetos no contexto do curso.

Referência(s)