
MONITORIA: EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE ACADÊMICA DE ENSINO NA SAÚDE DO IDOSO
2014; Editora Rede UNIDA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresEmanuelle Soraya Pereira da Silva, Augusto César Alves de Oliveira, Jessyca Braz dos Santos, Erika Aparecida Santos Duarte, Ruteleide Santos Santana, José Rener de Araújo Júnior, Priscila Santos Alves, Viviane de Lima Biana,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoINTRODUCAO: A monitoria e uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui com a formacao academica do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensao durante a graduacao, alem de preparar o academico para a docencia, promovendo a cooperacao mutua entre discente e docente, bem como o relacionamento e a troca de experiencias com outros estudantes. A monitoria tem a finalidade de estimular o aluno a vivenciar o ensino como forma de conhecer mais de perto o processo pedagogico da disciplina, refletir criticamente sobre a saude o idoso, as praticas educativas, promover o aprofundamento dos conhecimentos teoricos e teorico-praticos pertinentes a disciplina, alem de buscar estrategias voltadas a promocao de saude. Neste sentido, este relato descreve a experiencia academica de um grupo de monitores da disciplina de Fisioterapia na Terceira Idade do curso de fisioterapia da Universidade Estadual de Ciencias da Saude de Alagoas (UNCISAL), com o objetivo de destacar a importância dessa vivencia para os monitores, ressaltando sua relevância como atividade academica. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: O programa de monitoria aqui exposto tem duracao de um ano e consiste em seis horas semanais de atividades, sendo duas horas de acompanhamento e auxilio nas aulas praticas e teoricas, e as demais dedicadas outras atividades pedagogicas. Todas as tarefas que cabem ao monitor sao realizadas de maneira a conciliar todas as suas atividades sem prejuizos, ao passo que promove ganhos a sua formacao academica. Diante disto, o monitor atua de forma pro -ativa em conjunto com o professor realizando atividades, tais como: planejamento de ensino, orientacao dos alunos, organizacao do material e do ambiente pedagogico, discussao antes e depois das aulas, discussao sobre temas docentes, reunioes cientificas com professor e monitor considerando suas percepcoes, ideias e observacoes sobre processo ensino-aprendizagem. IMPACTOS: A atuacao como monitor na atividade academica de ensino na saude do idoso propicia uma experiencia precoce do monitor em atividade docente, visto que, o mesmo realiza diversas atividades, entre elas a organizacao do ambiente e o planejamento de aula; Experiencia cientifica; Possibilidades teorica - Pratica; Aplicacao do conteudo na pratica e consequentemente uma maior apreensao do conteudo estudado; Vivencia intergeracional; Planejamento de estrategias voltadas a promocao de saude; Possibilidade de desenvolver habilidades e competencias, tais como, comunicacao e lideranca; Crescimento pessoal e intelectual. CONSIDERACOES FINAIS: A pratica da monitoria representa uma oportunidade para os estudantes compreenderem a importância da etica, da constante atualizacao e do empreendimento na propria formacao. Sobretudo, constitui-se como um dos grandes estimulos a iniciacao a docencia, revelando habilidades para a pratica pedagogica. A vivencia foi significativa por propiciar uma reflexao sobre as grandes questoes que constroem o processo ensino-aprendizagem e a saude do idoso, auxiliando na producao de conhecimentos permitindo a insercao do discente no processo educativo. Diante disto, atuar na monitoria no âmbito da Saude do Idoso permite uma vivencia que aproxima o monitor a uma de suas possiveis e futuras realidades de trabalho.
Referência(s)