
Comércio formal e perfil de consumidores de plantas medicinais e fitoterápicos no município de Itaqui - RS
2011; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1516-05722011000200001
ISSN1983-084X
AutoresLuciana Zago Ethur, J.C Jobim, John Ritter, Gabriella Maria Dias de Oliveira, BEATRIZ SILVA DA TRINDADE,
Tópico(s)Phytochemistry and Bioactivity Studies
ResumoO presente trabalho visou realizar um diagnóstico sobre os consumidores de plantas medicinais e fitoterápicos, abordando também alguns aspectos relacionados à comercialização, no município de Itaqui-RS. A coleta de dados foi efetuada em duas etapas complementares, centrada nos consumidores e estabelecimentos de comercialização, mais especificamente farmácias. Primeiramente diagnosticou-se o perfil dos usuários de plantas medicinais, através de questionário semi-estruturado que foi aplicado a 183 pessoas abordadas em áreas de circulação de moradores de todos os bairros do município; na segunda etapa, avaliou-se a comercialização e visão do comércio formal nas oito farmácias do município. De acordo com os resultados das entrevistas para a construção do perfil dos usuários de plantas medicinais observou-se que 71% dos entrevistados ficaram na faixa etária de 21 a 60 anos e que a grande maioria apresenta renda mensal de até três salários mínimos; quanto ao uso de plantas na medicina popular, cerca de 82% afirmaram terem obtido eficiência e que em caso de problemas de saúde 47% procuram pelas plantas; quanto ao cultivo, 55% dos entrevistados às cultivam em suas residências. Na segunda etapa realizada em farmácias, observou-se que a compra de fitoterápicos e plantas medicinais era realizada praticamente por mulheres, das quais 75% adultas e 25% idosas. Os chás mais vendidos foram principalmente os emagrecedores e digestivos e o valor gasto com esse tipo de produto ficou na faixa de R$ 1,00 a R$ 3,00. Conclui-se que existe mercado para plantas medicinais e fitoterápicos e necessidade de maiores informações referentes à forma de cultivo, correta identificação botânica, informações ao consumidor, qualidade e eficácia dos produtos e seu uso
Referência(s)