Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Medicina

2015; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1981-52712015v39n1e02112014

ISSN

1981-5271

Autores

Stella Regina Taquette, Maria Cecí­lia de Souza Minayo,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este artigo versa sobre a visão dos médicos sobre o uso do método qualitativo em suas pesquisas, as dificuldades e barreiras que encontram para isso e as possibilidades de ampliar o ensino e a utilização dessa abordagem nas investigações. Utilizamos o método qualitativo e entrevistas abertas como técnica de obtenção de dados. Entrevistamos 42 profissionais, sendo 18 com experiência no método qualitativo e 24 na abordagem quantitativa. Os entrevistados percebem como principais barreiras para a utilização do método a falta de formação em ciências sociais e humanas no curso de Medicina, o tempo longo que os estudos empíricos requerem e a dificuldade de publicação de artigos dessa natureza. A maioria dos entrevistados considera necessário incluir conteúdos de ciências humanas no currículo médico e ensinar o método de forma prática, por meio da participação em pesquisas e da apresentação das contribuições desses estudos para o campo da saúde.

Referência(s)